Vivemos em um mundo globalizado. Do ponto de vista econômico, a maior conseqüência dessa globalização para as empresas tem sido o grande aumento da competição. A concorrência entre as empresas esta cada vez mais acirrada, isso é, dura, forte – Vivemos uma guerra comercial.
A concorrência também é crescente, cada dia que passa, a competição aumenta, surge novos competidores no mercado, novas empresas oferecendo a mesma categoria de produtos ou serviços. Os produtos estão cada vez mais parecidos, são fáceis de copiar. Uma empresa lança um produto novo, rapidamente a concorrência lança um similar no mercado, Um termo muito usado hoje é comodites.
Comodites são produtos que pertencem à mesma categoria, que possuem o mesmo valor agregado e qualidade e que se situam dentro de uma mesma média de preço.
Vejamos um exemplo: Um cliente que possui quarenta mil reais e está disposto a investir e realizar o sonho de seu veículo novo, quantas opções de modelos e veículos irá encontrar no mercado? Com certeza será um número muito grande. Também podemos afirmar que esses modelos similares possuem qualidade, com preços também muito parecidos e formas de pagamento atraentes e especiais.
Então temos que nos perguntar:
- ® Por quem o cliente irá se decidir?
- ® Por qual marca e em que concessionária ira realizar o sonho do veículo novo?
- ® Porque ele estaria disposto a comprar de uma determinada empresa e não em seus concorrentes?
- ® Que ações hoje são efetivamente capazes de diferenciar uma empresa?
- ® O que pode garantir a uma empresa sua identidade?
- ® Qual seria a estratégia mais difícil de copiar?
A resposta é
Serviços e Atendimento
Um fantástico serviço e atendimento prestado ao cliente é a única forma de diferenciar nossa empresa da “mesmice” dos produtos, modelos, preços.
Diante desse ambiente de negócios o profissional de vendas passa a ser o principal diferencial das empresas. O profissional de vendas tanto pode agregar diferenciais estratégicos ao negócio, como também pode nada agregar de positivo dependendo do foco em que situa o seu trabalho e sua atividade de vendas. Podemos entender vendas como uma atividade ou profissão exercida por qualquer um, que esta quebrando o galho e “ganhando um dinheirinho”.
Esse tipo de entendimento (a partir desse modelo mental negativo) também nos permite concluir que se pode improvisar no dia-a-dia de vendas, pois não vamos permanecer nessa atividade por muito tempo – A improvisação leva a falta de preparo o que cria a falsa crença do sucesso e produtividade em vendas estar relacionado à sorte – Em conseqüência o cliente desenvolve uma percepção muito negativa do profissional de vendas, do produto e da empresa onde esta tentando realizar o negócio.
Podemos inversamente a construção negativa acima, reaprender e partir de um modelo positivo dessa função e de sua importância:
Flávio Soares
Flávio Soares!
ResponderExcluiro mercado em minha cidade esta fraco, e para piorar o antecessor nos deixou em maus lençóis com a clientela, como devo reverter tal situação e conquistar a confiança novamente.
Este e meu e-mail pessoal.
weverton.rock@hotmail.com